No último dia 8 de março, a Prefeitura de São João do Sóter, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, organizou um evento que certamente ficará marcado na memória daqueles que compareceram ao Ginásio da Escola Mariano Campos, a fim de prestigiar o Casamento Comunitário, que possibilitou a união de 52 casais. Cerca de 600 convidados testemunharam o ‘sim coletivo’.

A proposta do projeto “Casamento Comunitário – Unindo Laços” é beneficiar os casais de modo a viverem dignamente em sociedade.

De acordo com Edna Rocha, Secretária de Assistência Social, o casamento comunitário beneficia muitos casais que vivem união estável e com família constituída. “A maioria das pessoas que estão recebendo a certidão de casamento e reconhecimento de união conjugal, são de casais que moram juntos, com filhos e são das famílias inscritas no Cadastro Único do Município. Ou seja, são de baixa-renda, e portanto, não têm condições de custear despesas de cartório e demais custos com casamento convencional”, explicou.

A cerimônia foi realizada pelo Juiz Manoel Velozo da Comarca de Caxias que oficializou os casamentos junto ao Cartório de Ofício Único de São João do Sóter, que atende com o tabelião substituto José Vieira

Estiveram presentes, familiares e amigos dos noivos, A cerimônia contou ainda com a presença de várias autoridades como a Prefeita Luíza Rocha, o empresário e Líder Político Clodomir Rocha, a vice-prefeita Joserlene Silva, a Secretária da Mulher Gilvana Rocha, a Secretária de Assistência Social Edna Rocha, e também Vereadores e Coordenadores do Município.

– É muito gratificante ver a felicidade dos casais que oficializaram essa união. Parabéns a todos os noivos e que o amor continue abençoando os lares sotenses. Parabéns à todos os funcionários, voluntários a patrocinadores por se empenharem com tanta dedicação, pois, sem vocês nada disso seria possível”, frisou a prefeita Luíza Rocha.

“A união civil vai garantir às pessoas o direito de ter sua partilha de bens, de formar um patrimônio, de ter e levar o nome dos filhos de maneira digna, portanto é uma ação importante, mas eu considero muito mais importante é a ação cristã e sentimentais onde essas pessoas foram unidas também pela fé de Deus”, salientou o líder político Clodomir Rocha.

Logo após a cerimônia, foi oferecido pela Prefeitura de São João do Sóter, um almoço na Churrascaria Flor de Laranjeira aos recém-casados e seus convidados.

Por Mano Santos
Colaboração Análio Júnior
Fotos: Blog FrankNotícias