Uma reforma que, na verdade, se constitui numa verdadeira reconstrução, pois o estado de conservação da unidade de ensino estava precário. Assim é considerado o novo Colégio Municipal Antônio Rodrigues Bayma, que foi inaugurado na manhã desta sexta-feira (4) pelo prefeito de Caxias, Leo Coutinho.


Moradores do Castelo Branco e bairros vizinhos, bem como os alunos e seus pais, marcaram presença na solenidade. A obra foi bastante elogiada por eles, a exemplo do que diz a dona de casa Regina Rodrigues, acompanhada de seu esposo e seus dois filhos que estudam na escola. “Essa é uma escola que de fato dá estrutura para as nossas crianças se desenvolverem”, afirmou ela.

Antônio Adriel estuda há quatro anos no Bayma. Ele, dentre tantos outros estudantes da unidade de ensino, sentiu fortemente as mudanças estruturais, entre elas, a climatização das salas de aula. “A escola mudou muito. Antes morríamos de calor e dificultava os estudos. Agora, com ar-condicionado, dá mais prazer de ficar na sala e estudar”.

Mudança de verdade

As mudanças também foram sentidas pelos funcionários do colégio, como explica a merendeira Ronsângela Rios. “Ficou uma maravilha a escola. Até nos estimula mais a trabalhar”, disse.

Para a secretária de Educação, Maria Lúcia, “não dá para comparar como era a escola antes. Uma grande satisfação em entregar uma escola totalmente nova, com acomodações específicas favorecendo o processo de ensino-aprendizagem”.


O novo Colégio Municipal Antônio Rodrigues Bayma representa a 11ª escola entregue em pouco mais de três anos da gestão do prefeito Leo Coutinho. “Esses últimos anos foram difíceis para vários prefeitos no país, tanto pelos momentos de crise como até mesmo por questões políticas. Mas mesmo assim, enfrentamos todas as situações, nossa resposta para o povo é apenas trabalho e mais trabalho”, declarou o gestor municipal.

Estrutura

Mediante as necessidades educacionais, a escola passou por uma reforma, ampliação e climatização. Conta com oito salas de aula, uma secretaria, uma sala para professores, uma sala para coordenação, uma sala de direção, um laboratório de informática, uma cantina, um auditório, uma biblioteca, um refeitório, doze banheiros e uma área de serviços.



Funcionamento

O colégio funciona nos turnos matutino, vespertino e noturno, oferecendo o Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano) e Educação de Jovens e Adultos, com uma equipe de 79 profissionais que trabalham coletivamente por uma educação de qualidade para atender aos 637 alunos. 



Fonte e Redação: Ascom Cx