Defesa Civil alerta sobre cuidados com as chuvas em São Luís (MA) (Foto: De Jesus / O Estado)Defesa Civil alerta sobre cuidados com as chuvas em São Luís (MA) (Foto: De Jesus / O Estado)

Sinais podem ajudar a evitar tragédias durante o período chuvoso.
Em emergências, população deve acionar Defesa Civil ou os bombeiros.

Do G1 MA
As chuvas que atingem o norte do Maranhão nesta época do ano provocam estragos e pontos de alagamento na região, e são motivo de preocupação para a população e para as autoridades, sobretudo em áreas urbanizadas como na Região Metropolitana de São Luís. Na madrugada desta sexta-feira (11), a chuva inundou a rodovia MA-301, que dá acesso ao município de São José de Ribamar (MA) – assista em vídeo o registro feito pelo G1.
Por causa desse perigo, a Defesa Civil de São Luís alerta para os riscos de alagamentos e deslizamentos de terra, e lista os cuidados que a população deve tomar nessas situações. Antes de tudo, é preciso conscientização sobre os riscos de jogar lixo na rua. "Os moradores não podem jogar lixo nos cursos d'água e em vias públicas, o que ocasiona a obstrução da rede de drenagem, provocando inundações", destaca o secretário municipal de Segurança com Cidadania (Semusc), Breno Galdino.
Em casos de emergências, a população deve acionar a Defesa Civil, pelo televone 153; o Corpo de Bombeiros, pelo 193; ou a Polícia Militar, pelo 190, sistemas que funcionam 24h ao dia.
Prevenção
Para evitar catástrofes em São Luís, a coordenação da Defesa Civil instalou sete pluviômetros semi-automáticos, disponibilizados pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), nas principais áreas de risco da cidade. Os aparelhos medem automaticamente os valores de intensidade das chuvas em até 92h e alertam quando há riscos nessas áreas.
Moradores de áreas de encosta devem ter cuidados redobrados (Foto: Maurício Araya / G1)Moradores de áreas de encosta devem ter
cuidados redobrados (Foto: Maurício Araya / G1)
Áreas de encosta
Moradores de áreas de encosta devem observar se há rachaduras em paredes, tijolos, concreto, ou mesmo no chão e estar atentos a afundamento do solo e barulhos, como rangidos na estrutura da residência. A orientação é da coordenadora da Defesa Civil Municipal, Elitânia Barros. "Esses são sinais que podem significar que o terreno não está estável. Os moradores de áreas consideradas de risco devem ficar atentos a qualquer barulho estranho e se escutarem estalos na estrutura devem deixar o imóvel imediatamente", alerta.
Os moradores devem atentar ainda para a presença de água barrenta ou com mau cheiro perto dos imóveis, o que pode evidenciar a presença de vazamento de esgoto na região, deixando o solo mais úmido e aumentando o risco de deslizamento de terra.
Atenção aos sinais podem evitar tragédias durante as chuvas (Foto: Maurício Araya / G1)Atenção aos sinais podem evitar tragédias durante as chuvas (Foto: Maurício Araya / G1)
Cuidados no trânsito
No trânsito, a Defesa Civil recomenda que os motoristas mantenham a atenção dobrada na condução dos automóveis. Se estiver parado e o local começar a alagar, motoristas e passageiros devem deixar o veículo e seguir para um lugar seguro. Se estiver já dirigindo, o motorista pode optar por fazer uma parada antes de seguir viagem.
Em caso de alagamento, motoristas devem procurar local seguro (Foto: De Jesus / O Estado)Em caso de alagamento, motoristas devem procurar local seguro (Foto: De Jesus / O Estado)
Há riscos ainda de descargas elétricas, e para se proteger, os locais mais adequados são o interior de carros, ônibus ou edificações.
Fonte: G1 Ma