São Luís tem tempo nublado na manhã desta segunda-feira (28) (Foto: Maurício Araya/G1)São Luís tem tempo nublado na manhã desta segunda-feira (28) (Foto: Maurício Araya/G1)

Caxias teve um dos maiores volumes de chuva do país nas últimas 24h.
Chuvas são causadas pela influência da Zona de Convergência Intertropical.

Do G1 MA
A cidade de Caxias (MA), no leste do Estado, teve nas últimas 24 horas um dos maiores índices de precipitação acumulada do Brasil: 53,8 mm, segundo registro do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). As chuvas nos últimos dias no Maranhão são causadas pela influência da Zona de Convergência Intertropical (Zcit), no Oceano Pacífico, que leva umidade, além do Maranhão, para o norte do Pará e Amapá.
Nesta segunda-feira (28), há o alerta sobre pancadas de chuva localmente forte e isoladas com descargas elétricas na região central do Maranhão, segundo o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). No sul do Estado, a previsão é de pancadas de chuva, tendência que segue até a terça-feira (29).
Em São Luís (MA), a previsão também é de muitas nuvens com curtos períodos de sol e pancadas de chuva com trovoadas até a terça-feira.
Fonte: G1 Ma