A Sexta-feira da Paixão (26) foi marcada pela Procissão do Senhor Morto. Em Caxias o ato litúrgico foi organizado pela Paróquia de São Benedito.

O cortejo foi acompanhado ainda pela imagem de Nossa Senhora das Dores, representando o sofrimento de Maria no calvário.. Centenas de fiéis seguiram o andor de Jesus morto, num cortejo silencioso pelas ruas do .centro histórico da cidade.

A procissão saiu da Igreja de São Benedito, passando pela Praça Rui Barbosa, Rua Coelho Neto, Praça Cândido Mendes, Rua 1º de Agosto, Praça Magalhães de Almeida, Rua Aarão Reis, Praça Gonçalves Dias, Rua Afonso Pena e, novamente, para a Igreja de São Benedito, onde o cortejo havia iniciado.

O ato litúrgico recordou a Paixão e Morte de Jesus Cristo, em três partes: a primeira foi a leitura da Sagrada Escritura e a oração universal; a segunda foi a adoração da Santa Cruz e a terceira, a Comunhão Eucarística, que juntas formam o memorial da Paixão e Morte do Senhor.

A adoração da Santa Cruz teve início com a benção do Bispo Dom Vilsom Basso . Religiosos e fiéis também reverenciaram a cruz e comungaram.

Antes da procissão, Dom Vilsom deixou uma mensagem para os católicos. "É o dia para todos pensarem que Jesus está com todas as pessoas que precisam e que sofrem", afirmou.

iCaxias/Mano Santos
Fotos: Inaldo César