Os professores do município de Matões (MA) receberão a partir de março desse ano, o reajuste salarial de 11,36%. A garantia de pagamento do reajuste foi anunciada no último dia 17 de fevereiro, pela prefeita Suely Pereira. Coube ao secretário municipal de educação Inácio Carvalho e o secretário de finanças Marcos Vinícius, repassar a informação aos profissionais de educação.

O valor do Piso Salarial dos Professores 2016 é definido mediante projetos de lei que são votados pela Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado, determinando o valor que o piso deve alcançar. Nos últimos seis anos, o piso dos professores teve 108% de reajuste, enquanto a inflação, nesse período, foi de 50%. O salário mínimo subiu 72,5% entre 2010 e 2016.

Em Matões, os ganhos são maiores porque logo que assumiu a administração municipal, a prefeita Suely Pereira encaminhou à Câmara e posteriormente foi aprovado por unanimidade, o Projeto de Lei que reformulou o Plano de Cargos, Carreira e Remuneração do Magistério com valores acima do piso nacional estabelecido pelo Ministério da Educação.

Além do reajuste, a prefeita Suely Pereira garantiu também o pagamento de abono no valor de R$ 650,00 para o docente em sala de aula.

Para o presidente do sindicado dos servidores em educação pública de Matões Carlos Vagno, o cumprimento da lei do piso nacional representa uma política de valorização dos profissionais do magistério. "Aqui, valorizamos o profissional da educação e por isso temos um ensino de qualidade", disse.

“Com planejamento e muito trabalho estamos construindo ao lado de cada um de vocês uma educação cada vez melhor para nossas crianças”, enfatiza a prefeita


Por Mano Santos e Análio Júnior