A Prefeitura de Matões celebrou convênio com a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), com o objetivo de recuperar estradas vicinais no município.

A assinatura do convênio foi publicada dia 5 de janeiro no dia Diário Oficial da União. O valor total do convênio é R$ 950 mil, sendo que R$ 950,00 (10%) é a contrapartida da prefeitura de Matões.

Para o superintendente da Codevasf no Maranhão, Celso Dias, a recuperação de estradas vicinais deve proporcionar um maior desenvolvimento para o município, oportunizando o crescimento produtivo ao setor da agricultura familiar e melhorando a vida da população nas diversas localidades rurais beneficiadas.

A prefeita Suely Pereira destacou a importância dessa parceria. “Matões comemora a celebração deste convênio. A recuperação dessas estradas vai dotar a região beneficiada de um tráfego eficiente, integrando as localidades mais distantes à sede do município”, disse.

O líder político Rubens Pereira, o Rubão, enfatiza a importância econômica e social que as obras representam. “As estradas vicinais são responsáveis pelo escoamento da produção agrícola. Da mesma maneira, servem para que os insumos agrícolas cheguem às propriedades rurais tanto de agricultores familiares quanto dos produtores de médio e de grande porte”

Dentre outros objetivos, busca-se melhorar a mobilidade de pessoas e de veículos que diariamente se deslocam entre as zonas urbana e rural de Matões.

A recuperação de estradas vicinais será nos trechos que interligam os povoados Santa Luzia e Santo Antônio, passando pelos Povoados Pixuri, Boa Vista, Pacas, Galos, Borges, Cruzes, Buritirana, Mocambo de Ferro, Januário, Moreira, Marmorana, Novo Estado, Cocal e Alto Alegre.


Por Mano Santos e Análio Júnior