Ações de combate ao mosquito transmissor da zika, dengue e febre chikungunya (Foto: Divulgação / Detran-MA)Ações de combate ao mosquito transmissor da zika, dengue e febre chikungunya (Foto: Detran-MA)

Detran promove ações preventivas contra o vírus da Zika no Maranhão.
Objetivo é combater focos do mosquito nos pátios das 16 Ciretrans do MA.

Do G1 MA
O Detran no Maranhão vai realizar nesta quarta-feira (24) uma ação para incentivar a população a combater o mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika no pátio da Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) no município de Caxias.

A campanha, em parceria com a Secretaria de Saúde, vai fazer uma limpeza no pátio da Ciretran, onde estão recolhidos cerca des 350 veículos, sendo 300 motocicletas e 50 automóveis, entre os quais, várias sucatas, onde o risco de surgimento de focos de larvas do mosquito é maior.
Mutirões periódicos de limpeza e visitas de agentes de endemias estão sendo realizados nos pátios de veículos do órgão, em São Luís e nas 15 Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans) no estado.

Na semana passada foi encontrado um foco do mosquito, durante inspeção no pátio da 6ª Ciretran, em Chapadinha. Em Grajaú, mutirões são feitos regularmente ( a cada 15 dias) para combater o mosquito Aedes aegypti.
Nas Ciretrans de Timon, São João dos Patos e Imperatriz foram realizadas reuniões, esta semana, para firmar parcerias com instituições e traçar estratégias conjuntas de combate ao mosquito nos pátios.

Em Imperatriz, o trabalho vai contar com a ajuda de soldados do Exército Brasileiro e, em São João dos Patos, a sociedade civil organizada participa das ações, por meio de entidades, como o Rotary Club.
Fonte: G1 Ma