O trabalho conjunto entre as secretarias municipais de Transito e Transporte, Urbanismo e Obras e Infraestrutura, em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, garantiu a instalação de 31 rampas de acessibilidade em calçadas públicas de Caxias, permitindo a livre circulação de cadeirantes e outros munícipes com mobilidade reduzida.

Os acessos seguem as normas de acessibilidade e a melhoria que está sendo realizada no centro da cidade, também será expandida para os bairros. A meta é que até o meio do ano, sejam concluídas um total de 100 rampas por toda a cidade.

Para o prefeito Léo Coutinho, além de permitir o direito e a autonomia de movimentação aos cadeirantes, a rampa também garante mais segurança ao cidadão com deficiência. “Os direitos das pessoas deficientes são os mesmos dos demais cidadãos. No entanto, para os deficientes exercerem muitos desses direitos tornam-se necessárias algumas medidas especiais. O exercício pleno do direito de ir e vir das pessoas com deficiência quase sempre depende da remoção de algumas barreiras, por isso estamos buscando mais formas para garantir o exercício dos direitos dos cidadãos”, disse o prefeito.

O secretário de Transito e Transporte, Júnior Martins, que também integra o Comitê Gesto de Acessibilidade no Município, lembra que as rampas atendem às normas técnicas em vigor: “As rampas possuem um piso diferenciado com textura e cor em destaque para a identificação dos cadeirantes e também auxilia a circulação de pessoas com visão reduzida”, disse o secretário.


iCaxias