A comunidade do Povoado Quilombo, zona rural de Matões (MA), está comemorando a reforma e ampliação da escola João Pereira da Silva, que praticamente está sendo reconstruída para se adequar ao que é exigido pelo FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação).

Com recursos próprios, a obra está sendo executada pela prefeitura em parceria com o governo federal. Quando pronta, a área construída estará dividida em salas de aula, laboratório de informática, biblioteca, áreas de serviço e recreação, diretoria, pátio coberto e sala de leitura.

Das atuais duas salas de aula, o colégio será ampliado e passará a contar com 6 salas, todas climatizadas. Na área da unidade de ensino também será construído um Ginásio Poliesportivo e um campo de futebol. 

De acordo o líder político Rubens Pereira, o Rubão, a nova unidade de ensino também será dotada de sistema de internet gratuita e à frente do prédio, vai ser construída uma Praça, para que toda a comunidade também possa ter um espaço apropriado para o lazer.

“Aqui é o povoado onde eu nasci e na época não tive a oportunidade de estudar na comunidade, porque não tinha professor, não tinha prédio público. Nós queremos dar aos jovens de hoje aquilo que não tivemos no passado”, frisou Rubão.

Ele ressalta ainda que “deixamos para construir no último ano porque não poderíamos sair sem deixar construída aqui uma obra de tamanha envergadura e importância para toda a região”

Com a escola totalmente reconstruída no Povoado Quilombo, a atual administração, que tem à frente a prefeita Suely Pereira, já entregou 49 escolas Padrão MEC, na sede e zona rural do município de Matões.

“A escola moderna vai oferecer melhores condições de trabalho aos professores e funcionários, além proporcionar conforto para a classe estudantil, o que vai contribuir para a melhoria da aprendizagem”, enfatiza a prefeita de Matões, Suely Pereira.

Por Mano Santos e Análio Júnior