O município de São João do Sóter ganhou uma nova unidade odontológica móvel (UOM) para atender a comunidade aumentando, dessa forma, a assistência dentária na sede e no interior. A unidade faz parte das ações do Brasil Sorridente, que integra o "Brasil sem Miséria", uma parceria entre o Município e o Governo Federal.

A prefeita Luíza Rocha comenta sobre a importância da expansão do tratamento de saúde dentária nas ações do governo federal. “Desde o nascimento, a adolescência até a fase adulta, os cidadãos brasileiros devem ter acesso a serviços odontológicos de qualidade e gratuitos. Investir em saúde bucal é investir no todo da saúde do cidadão”. Ele ainda completou. “Porque as pessoas se alimentam pela boca, e quem não tem uma boca sadia, acaba tendo problemas alimentares e de infecções das mais diversas”. 

AS Unidades ou Consultórios, possuem cadeira odontológica, compressor, raio –x, autoclave e os materiais necessários para que sejam realizados os principais procedimentos em atenção básica. 

Cada unidade odontológica é um consultório móvel, equipado numa van, que contará com profissionais da área que farão atendimento as populações. O tratamento dentário será totalmente gratuito e será custeado pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Para o líder político Clodomir Rocha, “A unidade vai favorecer um bom atendimento nos Povoados mais distantes, aonde ainda não tem postos de saúde com atendimento bucal, mais uma vez a prefeita Luiza Rocha sai na frente em busca de melhorias para nosso município e principalmente quando se trata de saúde, pois segundo ele é um direito do povo que ganha mais essa conquista junto ao Ministério da Saúde ,que vai beneficiar muitos sotenses”.



Mano Santos
DRT-MA: 0001419

Colaboração: Análio Júnior
DRT-MA: 0001413

Fotos: Ccom São João