Falta de estrutura levou prefeitura à decisão de fechar 3 escolas em Codó (Foto: Reprodução/TV Mirante)Falta de estrutura levou Prefeitura à decisão de fechar 3 escolas em Codó (Foto: Reprodução/TV Mirante)

Escolas da cidade funcionam há décadas em prédios alugados.
Salas de aula improvisadas contam com iluminação e instalação precárias.

Do G1 MA, com informações da TV Mirante
Três escolas públicas do município de Codó, a 290 km de São Luís, podem parar de funcionar no município. A falta de infraestrutura das escolas da cidade tem causado incômodo e levou a Coordenação de Educação do Município a tomar a decisão.
As escolas, que estão situadas no bairro Codó Novo, funcionam há décadas em prédios alugados. Em vez de salas de aula amplas e iluminadas, os quartos e sala de uma casa pequena com pouca iluminação servem como local de ensino.
O banheiro coletivo não possui estrutura suficiente para receber todos os alunos e a falta de ventilação nas salas de aula causa desconforto em professores e alunos. No entanto, a diretora da Escola São Sebastião, Maria do Socorro Faustine, diz que não queria deixar o local onde trabalha e explica suas razões.
“Eu acho que a Escola São Sebastião não é das piores. A escola deveria permanecer até o final do ano e deixar para a próxima administração a providência da mudança”, contou.
Já a diretora Maria das Graças Rêgo, da Escola Nossa Senhora das Vitórias, afirma que vai permanecer realizando as matrículas na escola, mas explicando a situação para os pais. “Estou trabalhando normal, fazendo as matrículas, mas avisando aos pais que se for pra continuar, a gente continua, e se for pra mudar, nós vamos junto”.
No entanto, a coordenadora do Ensino Fundamental Anos Iniciais da Secretaria de Educação da cidade garantiu que já está definido. O município considerou que seria melhor fechar as escolas e transferir os alunos para outras escolas do bairro, como a Escola Renato Archer, que possui melhor infraestrutura.
“Todos os alunos dos 4º e 5º anos da Escola São Sebastião, Nossa Senhora das Vitórias e Antônio vão para o Renato Archer. Porém, os alunos menores, dos 1º, 2º e 3º anos vão para o Comunitária Codó Novo”, finalizou.
As escolas São Francisco e Vanduí de Paula, localizadas no bairro São Francisco, também vão passar pelo processo de nucleação, segundo a coordenadora do ensino fundamental de Codó. E os alunos vão ser encaminhados para outra escola do bairro, a Maria Alice Machado.
Fonte: G1 Ma