O ano de 2015 foi marcado por várias ações da Secretaria Municipal de Transportes, que trouxeram um impacto positivo para o trânsito de Caxias. É o que avalia o secretário Júnior Martins, ao lembrar de ações como a regulamentação do serviço de mototáxi; as constantes blitzen no centro e bairros para organizar o tráfego, situação de condutores e veículos em circulação; a Semana Nacional do Trânsito; implantação de novas linhas de ônibus coletivos e as primeiras ações do Plano Municipal de Mobilidade Urbana, entre outras.

“Foram muitas ações, o ano de 2015 inteiro foi de muito trabalho. Agradeço ao prefeito Léo Coutinho pela confiança e apoio ao nosso trabalho, também a todos que contribuíram para a execução do nosso planejamento anual, que previa exatamente ações que impactassem positivamente no trânsito de Caxias. Sabemos que ainda tem muito a ser feito e vamos fazer sim. Mas conseguimos chegar aos motoristas, mototaxistas, motociclistas, aos estudantes, pedestres, enfim, foi um ano muito positivo e 2016 será bem melhor”, garante o secretário Júnior Martins.



Regulamentação do serviço de mototáxi

Em 2015 que o serviço de mototáxi de Caxias deu um grande passo. Atualmente a Prefeitura Municipal dispõe de 1.600 vagas para o serviço e a maioria já está regulamentada, outras em processo de regularização e ainda há espaço em aberto, à espera dos interessados. A Secretaria Municipal de Transportes, localizada no Morro do Alecrim, está à disposição de todos para maiores informações e colaboração para o cumprimento da lei, que estabelece as regras de funcionamento do serviço de mototáxi em Caxias.


Semana Nacional de Trânsito

Durante as ações da Semana Nacional do Trânsito, de 18 a 25 de setembro, a programação elaborada pela Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Transportes, mobilizou uma grande quantidade de pessoas de diferentes setores da sociedade. Foram realizadas blitzen educativas, palestras em escolas ministradas por agentes de trânsito e guardas municipais, ações sociais em praça pública e caminhada pelo centro histórico com os estudantes, mobilizando a juventude/estudantes para a prática de um trânsito seguro. A programação foi encerrada com uma carreata que reuniu a Polícia Rodoviária Federal, Corpo de Bombeiros, 1ª Ciretran, Polícia Militar, Agentes de Trânsito, Guardas Municipais, autoescolas, além de motoristas em geral.




Sinalização

Sinalizar para melhorar. Foi pensando nisso, que a Secretaria de Transportes sinalizou diversos pontos da cidade. Foram implantadas faixas de pedestres, redutores de velocidade, sinalização vertical e estacionamentos. As frentes de escolas, do centro e dos bairros, foram os locais priorizados para a implantação da maioria das faixas, que também chegaram em locais de grande fluxo de pedestres, como cruzamentos e próximos a agências bancárias. “Tudo para garantir a segurança no trânsito”, disse Júnior Martins.



Transporte coletivo

A Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Transportes, deu um grande salto de qualidade ao transporte coletivo, implantando novas linhas, aumentando a quantidade de ônibus para atender o maior número possível de caxienses, com qualidade e economia. Uma nova linha de transporte coletivo passou a atender aos moradores da Vila Paraíso, até o Instituto Federal de Caxias (IFMA), passando pela Volta Redonda, centro e bairro Bacuri. “A expansão do transporte coletivo de Caxias também é uma preocupação do município e estamos empenhados em fazer isso, atendendo aos anseios da comunidade”, afirmou Júnior Martins.




Plano de Mobilidade Urbana de Caxias

No ano que passou o governo municipal se mobilizou para a implantação do Plano Municipal de Mobilidade Urbana de Caxias. A prefeitura tem pressa de elaborar sua política de mobilidade urbana, como prevê a lei 12.587/2012.

O secretário de Transportes Júnior Martins e o prefeito Leonardo Coutinho estiveram reunidos com representantes da Associação dos Deficientes Físicos de Caxias (Adefic) para discutir ações do Plano, que irão focar a acessibilidade, como a construção de cem rampas de acesso e a sinalização de estacionamentos para deficientes. E o trabalho já começou.

A mobilidade urbana se refere à facilidade de deslocamentos de pessoas e bens no espaço urbano. Pensar a mobilidade urbana é, portanto, pensar sobre como se organizam o uso e a ocupação da cidade.



Fiscalização

No centro, bairros, ruas e avenidas... As blitzen fizeram muita diferença e contribuíram para um trânsito mais organizado e seguro, além de coibir a circulação de veículos e condutores em situação irregular. As blitzen promovidas pelo Departamento Municipal de Trânsito contaram com o apoio de guardas municipais, agentes de trânsito e da Policia Militar. As ações são executadas de forma planejada e os resultados recebem o apoio da população, que reconhece a importância do trabalho realizado. “Por causa dessas fiscalizações, hoje a gente se confia até em pegar uma moto, porque quem tá pilotando anda certo”, disse a vendedora Vânia Rocha, que usa o serviço de mototáxi com frequência. 


Capacitação

Guardas Municipais e Agentes e Trânsito de Caxias participaram do curso de Capacitação em Levantamento Pericial em Local de Acidente de Tráfico e Identificação Veicular, destinado a Policiais Militares, Agentes Municipais de Trânsito e Guardas Municipais, promovido pelo 2º Batalhão da Policia Militar e Instituto de Criminalista de Timon.

O curso teve como objetivo capacitar profissionais da segurança pública e de outros órgãos componentes do Sistema Nacional de Trânsito para o atendimento às ocorrências de acidentes para os devidos registros, estudos de casos e encaminhamentos, além da adoção de medidas de segurança nos locais das ocorrências.


Ações para 2016

Este ano a Secretaria Municipal de Transportes executará um extenso planejamento, que vai de janeiro a dezembro, com novas ações que vão melhorar ainda mais o trânsito de Caxias. “Este ano teremos muito mais trabalho do que o ano passado. Destacamos aqui ações do Plano Municipal de Mobilidade Urbana; a organização do fluxo na região central da cidade, dando total prioridade a acessibilidade; ampliação da sinalização de trânsito e novas campanhas educativas, envolvendo a sociedade, só prá citar algumas das nossas práticas para 2016. O certo é que teremos um ano positivo e de muito trabalho por Caxias”, concluiu Júnior Martins.


Fonte e Redação: iCaxias