Mais uma localidade rural é contemplada com as ações da gestão de saúde, implementadas pela prefeitura de São João do Sóter. A prefeita Luíza Rocha inaugurou uma Unidade Básica de Saúde do Povoado Pedras. O posto é o ponto de apoio para a atuação de médicos, enfermeiros, odontólogos, técnicos e Agentes Comunitários de Saúde e Endemias. A estrutura recebeu o nome de Unidade de Saúde da Família Marly Sarney.

Durante a solenidade de inauguração, moradores locais conheceram as alas e quais serviços serão ofertados pelo município na UBS. Para o representante do Ministério das Cidades e presidente estadual do PSD , Trinchão, presente na solenidade , além das boas condições da instalação física, a unidade trará comodidade e praticidade ao seu cotidiano no sítio: “agora ficou bom, pois com a lida da roça e os animais, às vezes essa gente até desiste de ir até o hospital na cidade. Hoje melhorou porque eles terão o atendimento na própria comunidade”.

 Ao descerrar a placa inaugural, a prefeita Luíza Rocha rendeu reconhecimentos nominais aos integrantes das equipes de saúde, passando pelos motoristas, servidores até médicos e enfermeiros e gestores da Secretaria de Saúde. Na visão da administradora, os investimentos com a construção, equipamentos e contratação de profissionais em saúde têm grande relevância, pois o atendimento básico evita transtornos futuros com a manutenção da saúde da comunidade.

 A secretária municipal de saúde, Maria Ducarmo Lacerda, também enalteceu as equipes que atuam no atendimento na zona rural enfatizando as condições dadas pela prefeita para a operacionalidade da pasta. A gestora destacou a agilidade do corpo técnico da SEMUS e a parceria com o Conselho Municipal de Saúde nos trâmites junto ao Ministério da Saúde para efetivar as políticas e programas específicos do setor. Larissa também frisou que a participação da comunidade nesses processos tem sido indispensável.

“Com estas novas instalações sem dúvida os atendimentos serão muito mais dinâmicos e os pacientes terão mais conforto e comodidade”, pontuou líder político Clodomir Rocha, destacando os avanços que o município tem feita com relação à saúde.


Participaram da solenidade Secretários, coordenadores, vereadores, líderes comunitários e a população em geral.

Mano Santos
DRT-MA: 0001419
Colaboração: Análio Júnior
DRT-MA: 0001413
Fotos: Ccom São João