Em reunião realizada no Gabinete da Prefeitura nesta segunda-feira (14), foi apresentado o Plano de Matadouros Regionais do Estado. Caxias será contemplada com uma unidade, e atenderá mais três municípios.

“Hoje discutirmos sobre a implantação de um Matadouro Regional em Caxias. Ele vai atender nossa cidade e mais três municípios. Isso será um avanço para Caxias, que irá fornecer carne de mais qualidade para a população e facilitar o processo de fiscalização dos órgãos competentes”, disse o prefeito Leo Coutinho.


O objetivo é oportunizar condições aos criadores, principalmente aos pequenos e médios, a abaterem seus animais garantindo a segurança alimentar da carne, reduzindo os gastos com a saúde pública e gerar renda.

Fiscalização 

O secretário adjunto de Agricultura e Pecuária do Maranhão, Edjahilson Souza, ressaltou sobre a fiscalização no Estado. “Temos visto que nenhuma carne no Maranhão vem sendo inspecionada. Com isso, iremos intensificar a fiscalização da carne consumida pelos maranhenses e implantar mais matadouros no Estado”.

O matadouro que será instalado irá receber criadores de bovinos, bufalinos, caprinos, ovinos e suínos da Região dos Cocais.

Todo o processo de construção como também de funcionamento será acompanhado por uma equipe de inspeção animal e vigilância sanitária. “Qualquer estabelecimento para funcionar precisa estar registrado pelo serviço de inspeção. Estaremos fazendo todo o acompanhamento das obras até o fim do processo, e no final emitiremos o registro de funcionamento”, ressaltou o coordenador de inspeção animal da Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão, Hugo Napoleão.




Fonte: Ascom Cx