Muitos dos postos localizados em bairros estão fechados para reforma.
O problema é que as obras seguem paradas.

Do G1 MA
Em Caxias (MA), a 362 km de São Luís, quem procura atendimento nos postos de saúde dos bairros da cidade encontra muitos locais fechados. Muitos postos de saúde localizados nos bairros da cidade estão fechados para reforma, mas o problema é que as obras estão paradas, o que gera ainda mais reclamação por parte dos moradores que precisam de atendimento médico.
No residencial Eugênio Coutinho, são mais de duas mil casas. Os moradores possuem uma Unidade Básica de Saúde (UBS) construída. Pelo lado de fora, a estrutura é boa, mas o problema é o posto de saúde não funciona. Não foi sequer inaugurado. “Nós precisamos demais. Eu acho que o bairro todinho está precisando”, diz o funcionário de serviços gerais Francisco das Chagas dos Santos.
Quem precisa de médico no residencial diz que corre para o Centro ou para o Hospital Geral da cidade. “Um posto desse aí faz vergonha nossa aqui, entrar o ano novo com o posto fechado. Nunca funcionou”, relata o aposentado Antônio Carlos Cardoso.
O posto do bairro Antenor Viana está com a placa de reforma e o material de construção na porta, mas a obra está parada. No local, nem todos os atendimentos estão sendo oferecidos.
No bairro Luiza Queiróz, a aposentada Maria Rita Oliveira, que é diabética, sofre com a falta de atendimento. O posto de saúde está bem perto, mas também não funciona. “Difícil demais. Eu sempre vou mesmo é lá para o Centro. Meu sonho é ele ser inaugurado e ficar pertinho para a gente se consultar”, afirma.
Sem repasses
A coordenadora dos postos de saúde de Caxias, Aurilívia Barros, diz que desconhece que existem postos que foram inaugurados e não estão funcionando. Ainda segundo a coordenadora, oMinistério da Saúde não repassou a terceira parcela do recurso para a reforma e construção dos postos de saúde em andamento na cidade e que o município está arcando com as obras.
A coordenadora afirma também que um cronograma está sendo elaborado pela prefeitura para a conclusão das obras de reforma e construção de postos de saúde em Caxias.
Fonte: G1 Ma